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sexta-feira, 24 de junho de 2011

PROJETO: RÁDIO NA ESCOLA PROFESSORA MÁRCIA REGINA


E. E. DR. FERNANDO CORREA DA COSTA
PROJETO RÁDIO ESCOLA
PROFª. : MÁRCIA REGINA DA SILVA WIDER


“A criança tem direito à liberdade de expressão.
Este direito compreende a liberdade de procurar,
receber e expandir informações e idéias de toda a
espécie, sem considerações de fronteiras, sob
forma oral, escrita, impressa ou artística ou por
qualquer outro meio à escolha da criança.”
ARTIGO 13º - CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA


PROBLEMÁTICA


Considerando o contexto histórico social e as dificuldades consequentes no espaço escolar, é importante que a Escola busque o envolvimento dos alunos com atividades diferenciadas que os desafie a superar os limites impostos pelo desnível social existente no nosso país. Para isso a escola precisa encontrar formas de superação que eleve a autoestima e crie mecanismos para facilitar a aprendizagem e ainda proporcionar o surgimento de lideranças positivas e produtoras.
O rádio está presente em nossa cultura há muito tempo e o hábito de ouvi- lo tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, a construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, a capacidade de ouvir o outro e a de se expressar. Além disso, o programa de rádio aproxima a pessoa do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a língua.
Ele não é uma mídia ultrapassada como alguns podem imaginar, pelo contrário, é a mais utilizada e abrange todas as classes sociais. O desenvolvimento tecnológico tem causado profundas modificações culturais que podem trazer melhorias sociais, sobretudo quando se ampliarem as oportunidades de apreensão do saber por meio das variadas mídias existentes, dentre elas o rádio. No campo educacional, as novas tecnologias potencializam as mais remotas, integrando-se a elas e proporcionando uma democratização da produção e recepção do conhecimento e das informações.
O aumento da interatividade dos meios de comunicação exige o desenvolvimento de habilidades específicas pelos seus usuários, sobretudo no contexto educacional. Dessa forma, a implementação de uma rádio escolar tem como princípio uma educação para, sobre e na mídia. Para isso é preciso haver a gestão coletiva e democrática dos recursos, da programação e do saber-fazer, para que a rádio escolar represente a totalidade dos envolvidos na escola e contribua para o pleno exercício da cidadania.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade dos educandos com o rádio e a ampliação de seu repertório. Isso será possível por meio do contato regular dos mesmos com programas de cunho educativo facilitando sua participação em situações diversas de comunicação. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
A E.E.Dr. Fernando Correa da Costa espera com este projeto construir espaços alternativos na escola e na comunidade que viabilizem ações de superação e crescimento no cotidiano escolar.








Justificativa

Nos dias de hoje já não se pode continuar pensando em uma escola encerrada entre quatro paredes e refletir sobre comunicação e educação é refletir sobre a sociedade globalizada. Ao contrário do que muitos pensam, globalização não é um fenômeno recente. Suas sementes germinaram com a expansão do comércio no último período da Idade Média e início do período moderno. Anteriormente, quase todo comércio era local. Com as tecnologias ocorreram diversas transformações, principalmente nas últimas décadas.
Atualmente, são possíveis realizações que há 40, 50 anos faziam parte apenas da nossa fantasia, do mundo da ficção, como a comunicação telefônica entre continentes, caixas automáticos, pagamentos eletrônicos, pesquisas on-line, bibliotecas virtuais, etc. No século 19, as redes de comunicação foram organizadas em escala global. Entretanto, é no século 20 que a globalização adquire força e amplitude internacional.
A internacionalização das mídias nos torna “cidadãos do mundo”. Diuturnamente, recebemos em casa saberes e informações, palavras e imagens, entretenimento e idéias dos pontos mais distantes do planeta trazidos pelas tecnologias do rádio, televisão,
internet, TV a cabo, etc.).
Os personagens que se apresentam nos filmes e nos programas de televisão se tornam pontos de referência comuns para milhões de indivíduos que podem nunca interagir um com o outro, mas que partilham, em virtude de sua participação numa cultura mediada, de uma experiência comum e de uma memória coletiva (THOMPSON, 1995, p. 219).

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/86, as Diretrizes Curriculares e os Novos Parâmetros Curriculares Nacionais incluem os meios de comunicação social no espaço escolar, propondo ao educador trabalhá-los interdisciplinarmente. Algumas escolas brasileiras, já nas décadas de 80 e 90, usavam a rádio na sala de aula, trabalhando a linguagem, a leitura crítica e a produção de programação radiofônica pelos alunos.

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É indispensável que a escola repense o trabalho com a rádio, por ser um veículo de fácil acesso e utilizado pela grande maioria das pessoas. A rádio, na escola, leva o aluno a desenvolver a
reflexão sobre a linguagem e a programação radiofônica, principalmente se ele é emissor e receptor. Analisando todo o processo da produção, o educando poderá compreender também a linguagem e o processo de bens simbólicos.
Em virtude de a produção envolver sempre mais conhecimento do que a mera percepção, parece provável que, uma vez que as crianças tenham tido experiência como produtoras, elas serão consumidoras mais exigentes (GREENFIELD, 1988, p.144).
Para que a rádio desempenhe papel educativo, é preciso que educador e educando conheçam e dominem a linguagem e a produção radiofônica, o que os levará a compreender a função desse meio e sua atuação na sociedade contemporânea.




Objetivo Geral

- Instalar a rádio restrita na escola, tendo como princípio promover a integração entre corpo docente, discente, administrativos,pais, APM e Colegiado Escolar, criando um espaço de prazer e conhecimento no horário de recreio, em reuniões ou eventos promovidos pela unidade de ensino.


Objetivos específicos

- Ampliar o universo conceitual e o vocabulário dos alunos;
- Valorizar os aspectos positivos da programação radiofônica, aplicando- os em sala de aula;
- Desenvolver a percepção auditiva, a concentração, a linguagem e a imaginação dos discentes;
- Promover a comunicação no âmbito escolar de forma aberta e transparente;
- Divulgar atividades, eventos, etc. a todos os frequentadores da Escola;
- Divertir a todos com anedotas, piadas e músicas alegres, dançantes, com letras interessantes;
- Permitir o conhecimento das atividades da Escola sem a necessidade de envio de correspondência ou recado nas salas de aula;
- Formar sujeitos conscientes do papel da comunicação e da liberdade de expressão.
- Desenvolver a expressão oral do aluno, aprimorando sua fala em público e a partir disso vencer o medo em busca da elevação da autoestima;
- Promover a descoberta de novos talentos, socializando no grupo escolar as novas habilidades um do outro e incentivando outros;
- Proporcionar, conhecer e utilizar novas tecnologias, ao mesmo tempo incentivar a valorização das já existentes;
- Despertar nos alunos a consciência critica das informações recebidas;
- Estimular a imaginação e a criatividade do público envolvido, despertando para novas idéias;
- Possibilitar a vivência da estimulação do conhecimento no concreto, favorecendo a interdisciplinaridade;
- Promover o exercício da cidadania a partir da discussão de temas, exposição de pensamentos e criticas;
-Sensibilizar os alunos para o uso da língua estrangeira que estão aprendendo na escola;
- Produzir textos de diferentes gêneros para leitura e divulgação nos horários de funcionamento da rádio.









Metodologia

- Eleição da equipe de profissionais que trabalharão no projeto;
- Aprovação do Projeto pela Equipe Escolar;
- Divulgação do Projeto na escola e na comunidade;
- Busca de pessoas com experiência nessa área para orientar a instalação da rádio;
- Realização de palestra a ser proferida para equipe de execução do projeto, por pessoas especializadas na área radiofônica, para implementação de ações culturais e educacionais com o uso da rádio;
- Realização de levantamento sobre os materiais necessários para implantar a rádio escola;
- Realização de pequenas gravações para que todos compreendam o sistema;
- Definição do local de instalação dos equipamentos radiofônicos;
- Instalação da rádio e compra dos equipamentos necessários para um bom funcionamento;
- Definição, em conjunto, dos objetivos e ações voltados para as necessidades pedagógicas;
- Inscrição e seleção dos voluntários e definição do seu papel no Projeto;
- Estabelecimento de um cronograma em que se definem as ações culturais e educacionais e os papéis de todas as pessoas que participarão do projeto para que todos possam partilhar dessas informações e estreitar os laços, diretores, coordenadores, professores e as equipes;
- Escolha da turma responsável por cada período através de sorteio;
- Organização da equipe responsável pelos programas com 8 membros, distribuídos nas
seguintes funções: 2 monitores, 2 locutores, 1 DJ e 3 repórteres.Selecionados por turma e encarregados da programação semanal. Os alunos escolherão os temas a serem discutidos, levantarão as entrevistas, escolherão as músicas, as vinhetas e o nome do programa;
- Determinação de dia e hora para a reunião da equipe responsável pela programação;
- Os programas serão organizados por escrito, prevendo os tempos, as seqüências e as gravações em CDs de áudio, durante as reuniões da equipe;
- Cada programa diário terá o tempo de duração de 10 minutos (5 minutos para falas e 5 minutos para música);
- Definição do gênero do programa: jornalístico, musical, entretenimento, radionovela, variedades, entrevistas, informativo;
- A gravação dos programas semanais será determinada pela equipe responsável. Participarão destas apenas os alunos e o professor coordenador da equipe daquela semana;
- Os programas irão ao ar sempre na semana seguinte, durante os intervalos de aula (recreio), das segundas às sextas-feiras, em todos os turnos de funcionamento da escola;
- Montagem e gravação de vinhetas com fundo musical;
- Seleção de músicas com musicalidade e letra condizente com ambiente educacional.
- Análise das informações de todos os setores da Escola para divulgar dias e horários onde serão executadas;
- Realização de reunião com a Direção, Equipe Pedagógica e Professores para ouvir opiniões,avaliar e reorganizar o Projeto de instalação da rádio escola;
- Análise bimestral em assembleia do impacto e do alcance do projeto a fim de melhorar a cada programa.





Público alvo:

- Toda comunidade escolar.

Funcionamento


O funcionamento da rádio será apenas no intervalo das aulas, 10 minutos de duração.

EQUIPE DE TRABALHO
O projeto rádioescola será desenvolvido de maneira interdisciplinar e contará com o apoio de todo corpo doscente e administrativo da escola, cabendo a cada área e disciplina as seguintes tarefas:
MATEMÁTICA- Levantamento de dados, sempre que solicitado pela equipe de programação; Elaboração de gráficos dos dados levantados; Realização de pegadinhas voltadas para matemática;
LÍNGUA PORTUGUESA- pesquisas; roteiro de entrevistas; produção e leitura de textos de diferentes gêneros: anedotas, notícias, entrevistas, artigos de opinião e científico, editoriais, fábulas, contos, poesias...; análise crítica do conteúdo musical executado no Brasil; elaboração da pauta de programação, boletim informativo e projeto descritivo dos programas semanais; apresentação de rádio novela;
CIÊNCIAS- Dicas de saúde, beleza, cuidados, higiene; curiosidades científicas; serviços de utilidade pública; divulgação de campanhas: vacinação, combate a dengue, aids, dst,tabagismo,uso de drogas...
HISTÓRIA- história do rádio; relato crítico dos últimos acontecimentos históricos do país e do mundo;
GEOGRAFIA- exploração dos fenômenos meteorológicos que assolam o país e suas causas e consequências; previsão do clima e do tempo;
EDUCAÇÃO FÍSICA- noticiários esportivos; incentivos a prática de esportes como prevenção de doenças e lazer;
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA- INGLÊS- tradução de letras de músicas e pronúncia de palavras da língua inglesa;
ARTES- dicas culturais; biografias de artistas; encenação de anedotas, rádio-novela.

AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto acontecerá durante as reuniões com os componentes do grupo e os educadores, devendo ser apontados os pontos positivos e negativos, objetivando corrigir falhas, por meio de diálogo e no respeito mútuo e pelo acompanhamento do uso do rádio de forma adequada tornando público o trabalho educacional efetivamente realizado na unidade de ensino.

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